» Sociedade
União dos Palmares começa o ano com mais de 5,5 mil empresas ativas e consolida força do empreendedorismo local
Dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas apontam predominância de MEIs e destaque para comércio, serviços e alimentação na economia da cidade
Levantamento recente divulgado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas revela que União dos Palmares inicia o ano com 5.520 empresas com registro ativo, consolidando-se entre os municípios com maior volume empresarial do estado. Os números demonstram a força do empreendedorismo local e a diversidade de segmentos econômicos presentes na cidade.
Do total de negócios formalizados, a maior parte é composta por microempreendedores individuais (3.711). O levantamento também contabiliza 1.499 microempresas, 148 empresas de pequeno porte e 162 empreendimentos classificados sem porte definido, evidenciando a predominância de pequenos negócios na economia local.
Em relação à natureza jurídica, o cenário empresarial é liderado por 4.852 empresários individuais, seguidos por 634 sociedades limitadas, além de sociedades anônimas, cooperativas, empresas públicas, sociedades de economia mista e consórcios empresariais. Segundo o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, os dados ajudam a orientar políticas públicas e estratégias de incentivo ao desenvolvimento regional.
Os setores com maior concentração de empresas são comércio, com 2.326 registros ativos; atividades administrativas e serviços complementares, com 650; alojamento e alimentação, com 441; transporte e armazenagem, com 377; indústrias de transformação, com 339; outras atividades de serviços, com 328; e construção civil, com 313 empresas.
Conforme classificação da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por meio da Concla, as atividades econômicas mais presentes incluem comércio de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias, serviços administrativos especializados, atividades de limpeza, serviços de beleza, coleta de resíduos não perigosos, lanchonetes e similares, obras de alvenaria, comércio de bebidas, promoção de vendas, materiais de construção, cosméticos, restaurantes, serviços de táxi e alimentação ambulante.
Outro dado relevante é o registro mais antigo ainda ativo no município: a empresa J. LEITE & CIA LTDA, constituída em 8 de novembro de 1974, demonstrando a presença histórica de negócios tradicionais na economia local.
A Junta Comercial também reforça que o acompanhamento desses indicadores é fundamental para compreender o perfil econômico do município e direcionar ações voltadas ao fortalecimento do ambiente empresarial e à geração de emprego e renda.
» MAIS LIDAS
-
1
DESCASO
Governador tenta "lacrar" com telemedicina enquanto pacientes denunciam caos no HGE
-
2
JUSTIÇA
Justiça condena Governo de Alagoas por falhas estruturais e falta de servidores em delegacia de vulneráveis
-
3
INTERIOR DE ALAGOAS
Ex-vereador denuncia abandono e cobra apoio do poder público em conjunto habitacional de Atalaia
-
4
JUSTIÇA
MPAL acompanha assistência às vítimas de acidente com romeiros e cobra apoio psicológico em Coité do Nóia
-
5
PREJUÍZO SUPERIOR A R$ 8 MI
Receita Federal aponta sonegação previdenciária em gestão de Rui Palmeira à frente da Prefeitura de Maceió