» Sociedade

MP Eleitoral realiza reunião para debater atuação nas eleições municipais de 2024

Encontro em Maceió marca início de série de reuniões para discutir boas práticas e estratégias eleitorais

MP Eleitoral realiza reunião para debater atuação nas eleições municipais - Fotos: Assessoria

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) promoveu uma reunião com representantes dos promotores eleitorais de Alagoas, visando aprimorar a atuação do Ministério Público Eleitoral (MPE) nas eleições municipais de 2024. O encontro foi realizado na sede do Ministério Público Federal, em Maceió.

O procurador regional eleitoral Marcelo Jatobá Lôbo abriu a reunião destacando a importância da colaboração entre os promotores. Segundo ele, a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias conjuntas são fundamentais para garantir um processo eleitoral justo e equilibrado em todos os municípios alagoanos.

"Com esses encontros, podemos desenvolver soluções em conjunto para situações recorrentes, unindo esforços para que o processo eleitoral se dê da forma mais equilibrada possível", afirmou.

Participaram da reunião os promotores eleitorais Jomar Amorim, Lídia Malta, Márcio Dória e Marcus Rômulo. Além deles, participaram remotamente Adriano Jorge, Alex Almeira, Denis Guimarães, José Alves de Oliveira Neto e Paulo Barbosa.

Entre os principais tópicos discutidos estavam a priorização dos municípios com situações mais complexas e a colaboração com a Polícia Federal (PF) para assegurar uma atuação eficaz. A PRE enfatizou a necessidade de identificar os municípios que exigem atenção especial, conforme solicitado pela PF.

Além disso, foram abordadas orientações gerais sobre o Sistema de Contas Eleitorais (SISCONTA), uma ferramenta crucial para o acompanhamento das contas de campanha dos candidatos.

Os promotores presentes foram designados pelo Procurador-Geral de Justiça para também atuarem como multiplicadores das discussões e orientações para os demais colegas em suas respectivas zonas eleitorais. O objetivo é garantir a disseminação de boas práticas e uma fiscalização eficaz durante o pleito de 2024.