» Política

Disputa pela presidência da Câmara dos Deputados tem três nomes em destaque

Deputados Hugo Motta, Antonio Brito e Elmar Nascimento confirmam candidaturas

Plenário do Congresso - Câmara dos Deputados - Fotos: Pedro França/Agência Senado

A poucos meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que irá liderar a Casa no biênio 2025/2026, três nomes já se destacam na corrida pela Presidência da Câmara. As movimentações políticas começam a ganhar força, refletindo as alianças e estratégias dos partidos na busca por influência.

Na última terça-feira (29), o atual presidente Arthur Lira (PP-AL) anunciou seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta será o candidato do bloco formado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos, do qual é vice-líder. Este bloco conta com 147 deputados, o que representa uma força considerável na disputa.

Não demorou para que outros dois deputados se manifestassem, confirmando suas candidaturas à Presidência. Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) entram na disputa, cada um com suas propostas e visões para a Câmara.

Antonio Brito destacou a importância do diálogo e do consenso entre as diferentes correntes políticas. "VVocês me conhecem: eu dialogo com a esquerda, com a direita e com o centro. O consenso não é buscado entre os desiguais, mas buscar pautas comuns a todos que a gente possa defender e colocar em votação na Casa, com previsibilidade, e isso eu vou fazer", afirmou.

Por sua vez, Elmar Nascimento defendeu sua candidatura como uma oportunidade de renovação e fortalecimento da democracia. Ele enfatizou a importância da diversidade de pensamentos na Câmara, afirmando que seu objetivo é "permitir que surjam as melhores decisões para o País, assegurando a participação efetiva dos 513 deputados desta Casa".

A eleição para a nova Mesa Diretora está marcada para o início de fevereiro de 2025, com a data a ser confirmada. Ao todo, estarão em disputa sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

*Com informações da Agência Câmara