» Sociedade

Doença da laranja: Adeal inspeciona cidades da Zona da Mata de Alagoas para manter área livre

Santana do Mundaú, União e Murici são algumas das cidades fiscalizadas para garantir a certificação contra o cancro cítrico

Adeal inspeciona cidades da Zona da Mata para manter área livre - Fotos: Ascom/Adeal

Em janeiro deste ano, Alagoas recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o reconhecimento como área livre de cancro cítrico, uma praga que compromete pomares de laranja e outros citros. Para garantir a continuidade dessa certificação, o Estado realiza inspeções anuais nas regiões produtoras.

O trabalho de campo deste ano começou na última segunda-feira (11), com seis equipes da Agência de Defesa e Inspeção de Alagoas (Adeal) percorrendo 11 municípios da Zona da Mata de Alagoas e do Litoral Norte, incluindo Santana do Mundaú, União dos Palmares, Murici e Porto Calvo.

Maria José Rufino, chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, destacou a força-tarefa montada para a fiscalização e explicou que, após a conclusão do trabalho, será elaborado um relatório a ser enviado ao Mapa para renovação da certificação. Ela também orientou os produtores a procurarem a unidade da Adeal mais próxima em casos de suspeita da doença nos pomares.

Com a certificação mantida, os produtores de laranja de Alagoas seguem com a garantia de poder comercializar sua produção em outros estados, sem a imposição de barreiras fitossanitárias.