» Sociedade

Sem apontar culpados, Polícia Civil conclui inquérito sobre acidente de ônibus na Serra da Barriga

Segundo o delegado, a investigação foi conduzida com base em depoimentos, já que a análise técnica do ônibus ainda não pôde ser feita

Ônibus despenca em ribanceira na Serra da Barriga - Fotos: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) finalizou a investigação sobre o trágico acidente com um ônibus na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, que resultou na morte de 20 pessoas em novembro de 2024. Apesar da conclusão do inquérito, os responsáveis pela tragédia não foram identificados.

O relatório aponta que o veículo, que transportava 48 passageiros, apresentou falha mecânica antes de despencar de uma ribanceira de mais de 400 metros. No entanto, a perícia no ônibus não pôde ser realizada devido à difícil localização do veículo, que permanece em uma posição instável.

A investigação foi conduzida com base em depoimentos, já que a análise técnica do ônibus ainda não pôde ser feita. Segundo o delegado Guilherme Iusten, responsável pelo caso, não há elementos suficientes para apontar culpados apenas com as informações obtidas na fase de oitivas.

A viúva do motorista Luciano de Queiroz Araújo, que também morreu no acidente, relatou que ele havia identificado problemas no freio do ônibus no dia da tragédia. "Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava [defeito] no freio", contou Maria das Graças.

O Instituto de Criminalística informou que a remoção do ônibus da ribanceira é essencial para uma perícia conclusiva, mas as dificuldades de acesso ao local ainda impedem a realização do procedimento. Enquanto isso, as famílias das vítimas seguem em busca de respostas e justiça.