» Sociedade

Véspera de Natal marca um mês do trágico acidente na Serra da Barriga em União dos Palmares

Inquérito sobre as causas do acidente foi prorrogado e ônibus permanece no local aguardando perícia final

Ônibus caiu em ribanceira na Serra da Barriga - Fotos: Ascom POLC/AL

Nesta terça-feira (24/12), véspera de Natal, completa-se um mês da tragédia na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, que resultou na morte de 20 pessoas e deixou outras 28 feridas. O acidente ocorreu no dia 24 de novembro, quando um ônibus escolar caiu de uma ribanceira, enquanto transportava moradores para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

» LEIA TAMBÉM

De acordo com informações de testemunhas, o ônibus apresentou falhas mecânicas durante a subida da serra, o que teria levado ao capotamento. Uma das vítimas que escapou por um minuto, contou que o motorista conseguiu subir uma parte da serra, mas, em seguida, ouviu o som do rompimento de uma mangueira e o ônibus desligou, antes de cair.

O delegado Guilherme Iusten, responsável pelas investigações, afirmou que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O inquérito foi prorrogado e aguarda o laudo da perícia para dar continuidade à investigação. O ônibus, que havia sido vistoriado em outubro e estava considerado apto para circular, permanece no local, aguardando a retirada para conclusão da análise.

O Instituto de Criminalística, que havia planejado realizar a quarta perícia no veículo, informou que a análise não pôde ser concluída devido à instabilidade do solo onde o ônibus está preso. O trabalho só será possível após o içamento do veículo, para o qual aguarda orçamento de uma empresa especializada. A polícia já ouviu testemunhas, sobreviventes e responsáveis pelo veículo, mas o delegado enfatizou que ainda é cedo para apontar a causa do acidente.

A Prefeitura de União dos Palmares declarou que está colaborando com as investigações e oferecendo assistência às famílias das vítimas. O prefeito Areski Freitas, por meio das redes sociais, informou que, além de oferecer assistência social e médica, a gestão disponibilizou um serviço jurídico especializado na Procuradoria Municipal.

Logo após o acidente, uma das medidas tomadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi a instalação de placas que restringem a circulação de ônibus na Serra da Barriga. A medida, regulamentada por um decreto municipal de 29 de novembro, permite o acesso apenas a veículos de pequeno porte, como carros de passeio, vans e micro-ônibus.

A SMTT ficará responsável pela fiscalização, aplicando as penalidades previstas na legislação de trânsito. Já a Secretaria Municipal de Turismo será encarregada de orientar a população e os turistas sobre as novas regras. Para mais informações, está disponível o telefone (82) 99657-5789.

O acidente ocorreu no mês da Consciência Negra, época de eventos e homenagens ao Quilombo dos Palmares, um símbolo histórico e cultural da região. Como consequência da tragédia, a Prefeitura cancelou o Projeto Pôr do Sol, que levava moradores ao parque para apresentações culturais. A cidade viveu um período de luto profundo, com a perda de vidas de crianças, adultos e idosos.