» Sociedade

Homem é condenado a mais de 15 anos de prisão por matar irmão no interior de Alagoas

Crime ocorreu em dezembro de 2023, na presença da mãe dos envolvidos; réu foi preso logo após o julgamento

Tribunal do Júri - Fotos: Getty Images

Um homem identificado como José Vando Ferreira da Silva, conhecido como Vandinho, foi condenado nesta segunda-feira (25/8) a 15 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado por assassinar o próprio irmão dentro da casa da mãe deles, no município de Jaramataia, Sertão de Alagoas. O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri de Major Izidoro, após denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPAL).

O crime aconteceu em dezembro de 2023, logo após o casamento da filha da vítima, em que Vandinho havia sido padrinho. Durante a festa, os irmãos discutiram e precisaram ser contidos por familiares. Para evitar novos conflitos, a vítima, José Ferreira da Silva Neto, foi levada para a casa da mãe.

Momentos depois, Vandinho foi até a residência armado, perguntou pelo irmão e o encontrou sentado na cozinha. Diante da mãe dos dois, ele disparou diversas vezes a queima-roupa, matando o desafeto.

De acordo com o promotor de Justiça Lucas Schitini de Souza, responsável pela acusação, o crime foi cometido de forma cruel e sem chance de defesa, já que a vítima estava embriagada no momento dos disparos. O júri reconheceu as qualificadoras apresentadas pelo MPAL, mas também aceitou o argumento da defesa de homicídio privilegiado, por entender que o réu teria agido sob forte emoção, logo após provocações da vítima, que já o havia ameaçado de morte.

Com a condenação, José Vando, que respondia ao processo em liberdade, teve a prisão decretada imediatamente e foi encaminhado ao sistema prisional.