» Sociedade

34% dos americanos não tomam banho diariamente: o que diz a ciência sobre isso?

Especialistas explicam os impactos da frequência do banho na saúde, na higiene e no bem-estar, além de indicar a importância da limpeza da roupa de cama

34% dos americanos não tomam banho diariamente: o que diz a ciência sobre isso? - Fotos: Getty Images

Embora 34% dos americanos não tomem banho todos os dias, a dúvida sobre o melhor momento para se higienizar – de manhã ou à noite – ainda gera debates. Pesquisadores analisam o impacto da rotina de banho na saúde, na higiene e até na qualidade do sono.

Tomar banho ajuda a remover sujeira, suor e oleosidade da pele, que se acumulam ao longo do dia e durante a noite. A pele abriga milhões de microrganismos que se alimentam dessas secreções, e o suor acumulado pode gerar odores quando metabolizado por bactérias. Por isso, muitas pessoas optam por se lavar antes de dormir para não levar impurezas para os lençóis.

No entanto, especialistas alertam que os benefícios do banho noturno dependem de hábitos paralelos, como a troca regular da roupa de cama. “Se você vai para a cama limpa, mas deixa os lençóis por um mês, eles vão acumular bactérias, sujeira e ácaros”, explica Holly Wilkinson, professora da Universidade de Hull, no Reino Unido. Além disso, durante a noite ainda há produção de suor, células de pele e micro-organismos que podem se depositar nos tecidos.

Alguns estudos indicam que o banho à noite também pode ajudar a dormir melhor. Uma meta-análise mostrou que um banho morno, uma ou duas horas antes de deitar, reduz o tempo necessário para adormecer, possivelmente por sinalizar ao corpo a hora de se preparar para o sono.

No fim das contas, a ciência sugere que a hora do banho é menos relevante do que a regularidade e os cuidados com higiene do ambiente. Primrose Freestone, microbiologista da Universidade de Leicester, defende o banho matinal como ideal para começar o dia limpo, mas reforça que “se você toma banho uma vez por dia, provavelmente não importa a hora”.

Para manter a higiene sem exageros, basta focar nas áreas principais do corpo e alternar a frequência conforme o estilo de vida: trabalhos que geram suor intenso ou exposição a sujeira podem exigir banho noturno, enquanto rotinas mais leves podem permitir o banho pela manhã.

Resumo prático:

• Banho diário não é obrigatório para todos; duas vezes por semana podem ser suficientes para a maioria.

• Manhã: remove o suor e bactérias acumuladas durante a noite, deixando o corpo fresco para o dia.

• Noite: ajuda a dormir melhor e evita levar sujeira para os lençóis, desde que eles sejam trocados regularmente.

• Lavagem de lençóis e higiene do ambiente podem ser mais importantes para a saúde do que a hora do banho.

*Com BBC