» Sociedade

Maceió intensifica ações de prevenção e combate à sífilis durante Outubro Verde

Campanha reforça testagem, tratamento e conscientização sobre sífilis e sífilis congênita

Outubro Verde, mês alusivo ao combate à Síflis. Saúde intensifica ações de combate e prevenção - Fotos: Ascom SMS

Durante o mês de outubro, quando se celebra o Outubro Verde, Maceió reforça as ações de prevenção, testagem e tratamento da sífilis e da sífilis congênita, doenças sexualmente transmissíveis que podem apresentar feridas, manchas na pele, febre e complicações graves, incluindo lesões ósseas, cardiovasculares e neurológicas. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais sem proteção, contato com lesões ou da mãe para o filho durante a gestação ou parto.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET) mostram que, até 21 de outubro de 2025, foram registrados 1.961 casos de sífilis em adultos, 514 em gestantes e 161 casos de sífilis congênita em crianças menores de um ano. O tratamento está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e pode ser conduzido por médicos e enfermeiros.

Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Maceió, reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce: “A sífilis adquirida pode ser evitada com sexo protegido e a sífilis congênita com um pré-natal adequado. Testes rápidos devem ser feitos ao menos uma vez por ano ou com maior frequência dependendo do estilo de vida. Se detectada, a infecção deve ser tratada corretamente para garantir a cura e evitar sequelas”.

Como parte da campanha Outubro Verde, será realizado um seminário voltado a profissionais de saúde, estudantes e usuários do sistema público, no dia 30 de outubro, das 8h às 14h, no Auditório da Uninassau (Farol). As inscrições estão disponíveis no site da SMS: eventos.sms.maceio.al.gov.br/login.

O Outubro Verde reforça a conscientização da população sobre prevenção, uso de preservativos, diagnóstico precoce e tratamento adequado da sífilis, com atenção especial a jovens, gestantes e seus parceiros, evitando a transmissão da doença para bebês durante a gravidez ou parto. O terceiro sábado do mês marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, intensificando as ações de alerta à população.