» Sociedade

Subiu para 64 o número de mortos na Operação Contenção no Rio

Conflito nos Complexos do Alemão e da Penha provoca mortes, prisões e interdições de vias na zona norte

Subiu para 64 o número de mortos na Operação Contenção no Rio - Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil

O número de mortos na Operação Contenção, realizada desde a madrugada desta terça-feira (28/10) nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, subiu para 64. Entre os mortos estão dois policiais civis e dois do Bope, mortos em confronto em área de mata do Complexo do Alemão, segundo informações do Palácio Guanabara.

A operação já resultou em mais de 100 prisões, com grande parte dos detidos ligados a uma facção criminosa do Pará. A Polícia Militar apreendeu mais de 75 fuzis, pistolas e granadas. Toda a tropa foi colocada em prontidão, incluindo pessoal administrativo, convocado para os quartéis.

Criminosos do Comando Vermelho ordenaram bloqueios em importantes vias da cidade, como a Linha Amarela, Estrada Salazar Mendes de Morais e trechos da Avenida Brasil, afetando dezenas de bairros. A PM também usou ônibus como barricadas e enfrentou disparos vindos do Morro do Dezoito, na Água Santa.

Além das interdições, os criminosos recorreram a drones equipados com explosivos contra os policiais. A paralisação do transporte afetou pontos como Jacarepaguá, Méier e Engenho Novo, enquanto ruas centrais também foram bloqueadas com barricadas improvisadas.

As atividades acadêmicas foram suspensas em universidades e escolas estaduais da região, incluindo UFRJ, UERJ e Faetec, enquanto a segurança permanece reforçada nas áreas afetadas.