» Sociedade
Caos na saúde: demissões no HRM seriam para economizar recursos
Demissões na unidade sobrecarregam profissionais e aumentam espera de pacientes
Segundo informações levantadas pelo portal O Alagoano junto a fontes ligadas ao Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, as demissões de servidores na unidade estariam sendo motivadas pela tentativa de “economizar recursos”. Desde que Pablo Anselmo Suisso Chagas assumiu a direção do hospital, cerca de 200 profissionais podem ter sido desligados, sem que haja reposição imediata, segundo relatos internos.
» LEIA TAMBÉM
- UNIÃO DOS PALMARES HRM silencia sobre demissões enquanto pacientes reclamam de demora no atendimento
- UNIÃO DOS PALMARES Demissões semanais passam a ser rotina após Pablo Chagas assumir direção do HRM
- UNIÃO DOS PALMARES Caos na saúde: HRM demite médicos e região da Mata fica sem atendimento neurológico
- UNIÃO DOS PALMARES Novo diretor-geral do HRM teve indicação do deputado Remi Calheiros
- APÓS TRÊS ANOS DE GESTÃO Com atuação destacada, Geany Vergeth deixa direção do HRM
Pacientes relatam longas esperas e sobrecarga dos profissionais que permanecem na unidade. “Eu precisei de atendimento no HRM e, além da demora, o mesmo médico que me atendeu na triagem foi quem me atendeu no consultório. Estava visível o cansaço do profissional, que atendia muitos pacientes ao mesmo tempo”, disse um paciente que preferiu não se identificar.
Um médico que foi demitido destacou que o serviço de Neurologia foi encerrado, obrigando pacientes a se deslocarem para outras cidades em casos de urgência. “Infelizmente, a atual gestão decidiu encerrar o serviço de Neurologia no hospital. Lamento sinceramente essa escolha, pois sei o quanto o atendimento neurológico é essencial para a população — especialmente em um contexto de tantas carências e desigualdades”, afirmou o profissional.
Fontes do HRM afirmam ainda que, apesar da alegação de economia, não há registro de contratações para repor os desligamentos. Segundo elas, a decisão de cortar pessoal ocorre enquanto investimentos milionários em outros setores públicos são noticiados, incluindo equipamentos e suplementos para órgãos estaduais, levantando questionamentos sobre a prioridade de recursos.
O portal O Alagoano procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desde o último dia 27 de outubro para esclarecer os desligamentos, o número exato de profissionais dispensados e o impacto nos atendimentos, mas não houve retorno oficial até o momento.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Renovação: Desejo por Mudança une rodoviários de Alagoas em torno da Chapa 2
-
2
ESTELIONATO
Mulher engana colegas de trabalho com falsa gestação e desaparecimento em Maceió
-
3
POLÍCIA
Polícia apreende motocicleta roubada e dois homens são levados à delegacia em Ibateguara
-
4
BLOG DO RICARDO GOMES
Traição? Filiação de Gunnar no PP estremece aliança entre JHC e Lira
-
5
DESCARTADA
PRF apreende 900 kg de pescado transportado sem refrigeração e contaminado por óleo diesel em Alagoas