» Sociedade

Mutirão de negociação financeira oferece condições especiais para quitar dívidas; veja como

Consumidores têm até 30 de novembro para renegociar débitos com bancos e instituições financeiras

Banco do Brasil - Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Consumidores que possuem dívidas em cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados ou outras modalidades de crédito têm até o próximo dia 30 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma iniciativa que reúne mais de 160 instituições financeiras e órgãos como Banco Central, Senacon e Procons.

A ação permite que os consumidores renegociem débitos em atraso, com opções de parcelamento, redução de juros ou descontos no valor total da dívida. Financiamentos de veículos, imóveis e motocicletas não estão incluídos. As negociações podem ser realizadas diretamente com os bancos participantes, pelos canais digitais oficiais ou pela plataforma gratuita ConsumidorGovBr, que conecta empresas e consumidores para resolução de conflitos.

Para utilizar o portal, é necessário possuir conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. O mutirão também oferece suporte presencial nos Procons, principalmente para pessoas em situação de superendividamento, que podem receber orientação para elaborar planos de pagamento adequados.

Segundo a Febraban, a iniciativa busca facilitar a quitação de dívidas em condições especiais e ampliar a educação financeira da população. Todas as informações sobre instituições participantes, canais de atendimento e instruções para adesão estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban e no site www.consumidor.gov.br.

Além disso, consumidores com dívidas não bancárias podem recorrer ao Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece negociações com descontos em débitos de empresas de varejo, serviços, concessionárias e instituições de ensino, inclusive com atendimento presencial em agências dos Correios participantes.