» Sociedade

PM mobiliza 200 militares para reforçar segurança no clássico CRB x CSA

Esquema inclui policiamento no entorno do Rei Pelé, controle de trânsito e cumprimento de decisão judicial

PM mobiliza 200 militares para reforçar segurança no clássico CRB x CSA - Fotos: Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas vai empregar cerca de 200 militares no esquema de segurança montado para o clássico entre Clube de Regatas Brasil e Centro Sportivo Alagoano, marcado para esta quarta-feira (18/2), às 20h. A partida, válida pelas semifinais do Campeonato Alagoano Série A, será realizada no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

O policiamento será empregado antes, durante e após o jogo. A tropa se apresenta às 16h30, e as interdições no trânsito terão início às 17h.

Atuação integrada

Mais de 30 patrulhas estarão mobilizadas para atuar na revista dos torcedores, no acesso ao estádio e na segurança interna e externa da praça esportiva. Participam da operação equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque) e Regimento de Polícia Montada (RPMon).

O BPTran ficará responsável pela organização do tráfego na Avenida Siqueira Campos e vias adjacentes. Já a CPChoque atuará na segurança do campo, com atenção especial aos túneis de acesso aos vestiários de jogadores e arbitragem, além de realizar varredura nas dependências do estádio e revista em ambulantes e materiais de torcidas organizadas.

Conjuntos da Cavalaria reforçarão o policiamento no entorno do Rei Pelé para prevenir confrontos e possíveis tumultos.

Cumprimento de decisão judicial

A PM também seguirá determinação do Tribunal de Justiça de Alagoas, que proibiu integrantes de torcidas organizadas de frequentar partidas de CRB e CSA pelo período de 60 dias, a contar de 7 de fevereiro.

Os torcedores sob restrição deverão se apresentar duas horas antes do início das partidas. Integrantes ligados ao CSA devem comparecer ao Batalhão de Rotam, no bairro do Farol. Já os vinculados ao CRB devem permanecer no RPMon, em Chã da Jaqueira. A liberação ocorrerá duas horas após o término do jogo.

Itens proibidos

De acordo com a Lei nº 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte), é proibida a entrada de capacetes, guarda-chuvas, garrafas plásticas, sinalizadores, apontadores a laser, rolos de papel higiênico destinados a arremesso, isqueiros e quaisquer objetos que possam comprometer a segurança. A entrada de animais também não é permitida.

Por determinação da 28ª Vara Cível da Infância e da Juventude da Capital, está proibida a entrada e permanência de crianças menores de dois anos. Já menores entre 2 e 16 anos só poderão acessar o estádio acompanhados dos pais ou responsáveis legais, mediante apresentação de documentação comprobatória.