» Política
Projeto de lei propõe punição para quem manter animais acorrentados permanentemente
Proposta visa combater maus-tratos e garantir bem-estar de animais silvestres e domésticos
Um projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados busca criminalizar a prática de manter animais silvestres, domésticos ou domesticados presos de forma permanente com correntes, cordas ou outros objetos que prejudiquem sua saúde, segurança e bem-estar.
A proposta, registrada como PL 3077/24, visa alterar a atual Lei de Crimes Ambientais. O autor do projeto de lei, deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR), destacou que o acorrentamento de animais constitui uma forma de abuso e maus-tratos.
"Há casos de abuso e maus-tratos em que animais são mantidos acorrentados, sem mobilidade e muitas vezes sem água ou comida. A corrente, mais uma vez, impossibilita a fuga do animal, que é subjugado a tratamento de tortura, muitas vezes até a morte", explicou o parlamentar.
A preposição também alerta para o aumento do risco de morte para animais em situações de desastres naturais, incêndios e acidentes, uma vez que as correntes limitam qualquer possibilidade de fuga.
O PL será encaminhado para as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário. Para que a medida entre em vigor, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
*Com informações da Agência Câmara
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Ex-governador recebe alta hospitalar
-
2
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
3
VIROU LEI
Prefeitura de União dos Palmares reconhece ASU e Fratea como entidades de utilidade pública
-
4
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
5
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas